Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jovens juntam-se em Valada para estágio de orquestra

Music and Dance Summer School culmina com espectáculo final

A tranquilidade com que atravessamos a lezíria é a mesma que nos acompanha enquanto percorremos as ruas estreitas de calçada, que conduzem à margem ribeirinha de Valada.

Com o rio ao alcance do olhar, dois grupos de jovens, em locais distintos, partilham os mesmos gostos. De um lado, na igreja, misturam-se sons e afinam-se acordes. Do outro, na escola primária, estuda-se o movimento do corpo, articulado em consonância com a música.

Pela segunda vez, Valada está a ser palco de um estágio de formação para jovens, que tem este ano como principal novidade o facto de juntar à Orquestra a classe da Dança. O Music and Dance Summer School conta este ano com cerca de 40 participantes, tendo o número de inscrições duplicado no que respeita à classe de Orquestra, destacou Francisco Santiago, professor e um dos responsáveis pela iniciativa.

As expectativas para a edição deste ano estão num patamar acima e os primeiros dias de trabalho já revelaram que existem potencialidades para que este estágio consiga surpreender, não só os jovens que dele estão a usufruir, como também o público, que terá oportunidade de assistir a um concerto final no Cartaxo, que conjugará a orquestra e a dança.

Nas duas vertentes artísticas, os jovens estão a desenvolver um trabalho intenso, baseado em ensaios e workshops. Na classe de Dança, seis jovens bailarinas estão a preparar coreografias clássicas e contemporâneas, complementadas com outros exercícios de movimento do corpo. “Fazemos cerca de oito horas de dança por dia, mas é muito gratificante ver as coisas a nascer e a crescer, por isso é uma excelente ideia juntar a orquestra e o bailado”, frisou Catarina Ribeiro, professora de Dança Clássica.

Os primeiros dias da classe de Orquestra foram dedicados ao conhecimento das obras que serão apresentadas no espectáculo final. Este ano, inscreveram-se nesta classe o dobro de participantes, em relação a 2007. Vindos de vários pontos do país, os jovens músicos instalaram-se na sala contígua à igreja e é aí que, dotados dos seus instrumentos, entre letras e acordes, não dão pelo tempo passar.

Apesar da conjugação das duas vertentes artísticas no espectáculo final representar uma maior exigência, sendo por isso “um grande desafio” para estes jovens músicos e bailarinos, Nuno Sá, professor de Orquestra/Naipe, acredita que “vamos ter um bom espectáculo, que proporcionará momentos mágicos entre a música e a dança”, referiu.

No dia 25 de Julho, às 21h00, a classe de Orquestra promove um concerto na Igreja de Valada. Na noite seguinte, à mesma hora, as duas classes apresentam o espectáculo final no Centro Histórico de Santarém e no domingo, pelas 16h00, os jovens músicos e bailarinos sobem ao palco do Centro Cultural do Cartaxo.

in CMCartaxo

Sem comentários: