Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O Ribatejano Merecia Mais........

Há muito que o Ribatejano ultrapassou a esperança de vida de qualquer mortal e por isso, é hoje, um ancião com mais responsabilidade, mais ponderado e mais sábio. Quantos de nós não gostaríamos de chegar a esta idade? Fazer 85 anos é mais do que motivo para ser comemorado.
Não há ninguém, em Valada, que não tenha tido na família pelo menos uma pessoa que não tenha sido jogador, director ou simples apoiante do Ribatejano. Quando nestas Festas se procurou homenagear os sócios mais antigos ainda vivos, não esquecemos aqueles que partiram e que ao longo dos anos deram um contributo decisivo para que o Ribatejano pudesse chegar aos 85 anos. Por isso acho que foi pouca a participação dos nossos conterrâneos, tendo em conta que as entradas eram grátis e os preços convidativos. É a crise de dinheiro e de valores. Não pede a Direcção mais que a vossa comparência porque isso é um sinal de que merece a pena continuar.
Estas festas só foram possíveis pela carolice de meia dúzia de pessoas e apoio da Junta de Freguesia de Valada e Câmara Municipal do Cartaxo.
Embora simples, as nossas festas tiveram para mim quatro momentos altos que não é demais enumerar.
O primeiro foi a actuação do Cento de Dia/ATL de Valada onde a conjugação dos mais idosos e dos mais novos proporcionou momentos de rara sensibilidade e de orgulho para quem os escutou. Apresentando canções da nossa freguesia e do folclore Português deram uma lição de vida confirmando que velhos são os trapos. A Dr. Mara e Cristina Rocha estão de parabéns, assim como todos os que actuaram no 85º aniversário do Ribatejano.
Se os vivos são os mais importantes, não devemos esquecer quem partiu relembrando os seus feitos e homenageando a sua conduta. Foi o segundo ponto alto da festa a colocação de uma coroa de flores em sua homenagem e memória. Apenas lamentamos que o número de pessoas fosse escasso tendo em conta que ali repousam todos os nossos familiares que faleceram.
Como o Ribatejano tem no futebol pergaminhos a nível distrital, foi a inauguração do novo relvado o terceiro ponto alto, pese embora o resultado não tenha sido o esperado, não deixa de ser sempre um orgulho ter atletas que em cada semana envergando a camisola listada amarela/preta procuram elevar bem alto o nome do Ribatejano.
Se os últimos são muitas vezes os primeiros considero o ponto mais alto deste aniversário a entrega dos diplomas comemorativo aos 20 sócios mais antigos.
Não faltaram á chamada o Abel, António Domingos, Bernardino, Daniel Rocha, João Alexandre, José Alexandre, António Silva, José Valério, António Neves, Júlio Gonçalves, José Trindade, José Baptista, José Pinheiro e o sócio nº1 Rodolfo Baptista Chaves.
O bolo de aniversário e a confraternização entre todos deu um colorido a esta simples homenagem aos sócios mais velhos que foi extensiva aos familiares presentes.
O Ribatejano merecia mais, sem dúvida, mas não devemos chorar pelos ausentes mas realçar aqueles que estiveram presentes e muito nos honraram com a sua participação.
Força, Coragem e Determinação é o nosso compromisso na tentativa de elevar cada vez mais alto o nome da nossa terra e do Ribatejano Futebol Clube Valadense.

José Isidro

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque não no intervalo do jogo fazer uma homenagem com os socios e seus simpatizantes.
As homenagens ás 7 da noite é para esconder a felicidade dos idosos ,do que é a alegria ser socio do RFCV