Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Tigres do Cartaxo" in O Mirante




Vitória da equipa “mais pobre do Mundo”
Tigres do Cartaxo são campeões nacionais do Inatel


Equipa ribatejana venceu na final, disputada no Estádio 1.º de Maio, em Lisboa, o Pigeirense por 3-0 na marcação de grandes penalidades, após empate a zero no tempo regulamentar


Os Tigres do Cartaxo venceram a final nacional do Campeonato do Inatel na manhã de domingo no Parque de Jogos 1.º de Maio, em Lisboa, com o triunfo sobre o Pigeirense por 3-0 na marcação de grandes penalidades, no seguimento do 0-0 registado nos 90 minutos.

A estrela da equipa acabou por ser o guarda-redes Ildo, que não deixou entrar qualquer golo na sua baliza, com os três livres dos 11 metros a serem todos parados pelo guardião. E foi o próprio que selou a vitória com a marcação do quarto penalti e terceiro golo dos Tigres. Os jogadores saltaram de imediato para cantarem palavras de ordem como “campeões” e o “Inatel é nosso”.

Alves Gomes, o homem desde sempre ligado ao projecto, também orienta a equipa no campo e foi levantado pelos jogadores que o atiraram ao ar. Já no chão e com a taça na mão, deixou escapar um sonoro “viva o Ribatejo, somos do Ribatejo!”.

O jogo foi complicado para as duas equipas. Houve poucas oportunidades claras de golo e nem sempre se jogou bem. A equipa de Santa Maria da Feira apresentava um jogo mais colectivo e fazia do contra-ataque a sua arma. Os Tigres tinham mais a bola mas hesitavam junto à baliza contrária. E nem a expulsão de dois jogadores do Pigeirense a partir dos 75 minutos facilitou muito a tarefa. Os jogadores criaram mais perigo que verdadeiras oportunidades de golo e foi Ildo a salvar o resultado ao defender para canto o cabeceamento de um avançado forasteiro já no cair do pano.

Durante os 90 minutos Lacerda e Sousa destacaram-se no ataque. O primeiro a rematar de fora da área e a obrigar o guarda-redes adversário a defesas difíceis e o segundo sempre atento para a recarga. Os nortenhos respondiam com cruzamentos para a área, alguns deles perigosos.

O segundo tempo podia ter ditado a sorte da partida, quando aos 70 e 75 minutos dois jogadores do Pigeirense foram expulsos na sequência de duplos amarelos. A iniciativa de ataque foi toda dos Tigres mas faltou mais capacidade na hora de decidir e algumas jogadas individuais.

Os 90 minutos chegavam ao fim e a lotaria dos penaltis ditou lei. Luciano, Sousa e Ildo marcaram para os Tigres, enquanto o Pigeirense não bateu o guardião uma única vez. Numa equipa constituída por jogadores africanos e brasileiros, destacou-se o guarda-redes Ildo, o defesa Acácio, o médio Sousa e o avançado Lacerda. A equipa de arbitragem chefiada por António Cardoso teve uma arbitragem regular.


“Equipa de Inatel de africanos e brasileiros e não de Portugal”

O técnico do Pigeirense, Pelé, aceitou com desportivismo o resultado da final mas não deixou de fazer uma observação quanto à constituição da equipa dos Tigres. “Não tenho nada com os jogadores mas isto não é Inatel de Portugal, é uma equipa de africanos e brasileiros, é o Inatel de África”, disse no final a O MIRANTE.

Quanto à partida, Pelé lamentou que a sua equipa não tenha aproveitado as ocasiões de golo para marcar, frente a uma equipa bem preparada tecnicamente, boa a trocar bola e com maior domínio do jogo. “Mas o meu guarda-redes não fez uma grande defesa nos 90 minutos. Terminámos com nove jogadores e só conseguimos fazer bem os primeiros 15 minutos da segunda parte. Já fomos campeões nacionais três vezes seguidas mas deste vez não deu”, reconheceu.


Alves Gomes quer ir ao Mundial de Clube de jogadores trabalhadores na Lituânia

O proprietário e treinador dos Tigres do Cartaxo, Alves Gomes, ficou radiante com a vitória da equipa no campeonato do Inatel mas já pensa em levar a equipa a participar no Campeonato do Mundo de Clubes com jogadores trabalhadores, na Lituânia, em 2010.

“O grande objectivo é vencer o campeonato do mundo de clubes, em 2009, mas conhecemos os nossos jogadores e vamos preparar-nos para levar uma equipa de gabarito. Oito ou dez jogadores podem até salientar-se nos países de leste e ficar lá como jogadores. Contribuíram imenso para a minha felicidade”, referiu a O MIRANTE.

Alves Gomes lembra que tem a “a equipa mais pobre financeiramente do mundo” e confessa que não existem condições para disputar um campeonato distrital ou nacional. Exemplifica mesmo com os clubes que têm fechado portas com dívidas de centenas de milhares de euros e a fechar com centenas de milhares de euros de prejuízo e dirigentes penhorados por dívidas ao fisco.

“Este trabalho começou em 2002 quando apareci no futebol e não fui muito bem aceite. Hoje todos sabem que projectos onde entro são projectos para vencer. A prova é este torneio muito difícil e somos uma equipa que tem de ser respeitada”, avisou, lembrando que a equipa tem de ser mais apoiada por todos, dos particulares e empresas às entidades oficiais.

O dirigente-treinador considerou justa a vitória da sua equipa na partida perante um adversário difícil mas considerou que houve justiça na lotaria dos penaltis.

O jogador mais destacado da final foi o guarda-redes Ildo, com as defesas protagonizadas em três grandes penalidades, não deixando entrar qualquer golo. “Nos penaltis ganha quem tem mais sorte e este foi o meu dia, estamos todos de parabéns. Gosto das penalidades e costumo ter sorte”, disse o jogador, que já jogou na III Divisão.

in O Mirante

Sem comentários: