Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Algumas figuras bem conhecidas de Valada



Algumas das figuras simpáticas de Valada que estiveram em boa forma, nas Festas deste ano, no passado fim de semana...

O Sr. Zé Isidro, director e exímio cozinheiro do RFCV, a Mónica de serviço na caixa registadora, o grande Zé Russo, responsável pelo tratamento do novo relvado, etc

Visite mais em:

Cartaxo TV

5 comentários:

Joaquim Claro disse...

esta noticia peca por algumas imprecisõe. A saber: nem o José Isidro foi o unico cozinheiro de serviço, nem só o Zé Isidro, a Mónica e O Zé Russo (um homem de grande mérito),foram os unicos colaboradores da festa do Ribatejano. Porque será que nestas coisas existem sempres os sempre lembrados e os sempre esquecidos?
Para quem já está habituado a ajudar o clube e a não receber nem um simples "obrigado" isto até já nem parece estranho.

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro Sr. Joaquim Claro,

Certamente não leu o texto com "olhos de ver", espero também que não o tenha lido com segundas intenções. Aconselho-o a ler a notícia com mais calma e atenção.

No texto, nunca é referido que o sr. Zé Isidro foi o único cozinheiro de serviço na festa, nem sequer é escrito que apenas o sr. Zé Isidro, a Mónica e o sr. Zé Russo foram os únicos a ajudar na festa do RFCV, como o senhor escreve e critica.

Note bem no que é dito, na notícia:

"Algumas das figuras simpáticas de Valada que estiveram em boa forma, nas Festas deste ano, no passado fim de semana...

O Sr. Zé Isidro, director e exímio cozinheiro do RFCV, a Mónica de serviço na caixa registadora, o grande Zé Russo, responsável pelo tratamento do novo relvado, etc"

Ora, não há nenhuma imprecisão, como o senhor faz questão de referir. O sr. Zé Isidro faz parte da direcção do RFCV e é, considerado por mim, um exímio cozinheiro, que já muitas vezes fez petiscos para os jogadores de futebol do RFCV (não sendo ele o único a fazê-lo). A Mónica foi filmada aquando do seu serviço na caixa registadora. E o sr. Zé Russo é, actualmente, o responsável pelo tratamento do relvado do campo do Salgueiral.
Julgo que não há aqui nenhuma imprecisão.

O que o senhor poderia ter apontado, seria o facto de eu não ter filmado e entrevistado todas as pessoas que colaboraram na festa do RFCV. Ao que eu lhe responderia que, sendo apenas um mero jogador do RFCV e tendo feito este blog e estes vídeos por pura carolice, não estou obrigado a conhecer todas as pessoas que colaboraram na festa.

Já agora, os agradecimentos e os "obrigados" por colaboração na festa não fazem parte das minhas funções no grandioso clube que é o RFCV. Se veio e comentou a notícia, esperando isso, a sua visita foi em vão.

Cumprimentos

Vasco Miguel Casimiro

Joaquim Claro disse...

Sr. Vasco Casimiro
Não fosse o facto de ter publicado a sua resposta ao meu comentário directamente no blog, o que até acho que fez muito bem, não daria continuidade ao assunto e este teria morrido naquele comentário. Assim, e espero que tenha coragem de publicar a minha resposta à resposta, entendo assistir-me o direito de me defender dos seus ataques velados, bem assim como esclarecer algumas coisas que o meu amigo certamente desconhece.
Ao contrário do que diz, eu li o que escreveu com “olhos de ver”e isso não pôde deixar de me causar um certo incómodo e explico-lhe o porquê, não sem antes manifestar algum repúdio pela dúvida colocada quanto ao facto se o terei feito com segundas intenções. Não queria chegar tão longe, mas já que levantou a lebre, força-me a ter que lhe dizer que a haver segundas intenções, ela parece estar do seu e não do meu lado.
Esse blog até pode existir por caturrice sua, como diz, mas para mim e para qualquer pessoa que o acesse, esse é o blog oficial do Ribatejano, e isso mesmo está expresso na apresentação do mesmo, feita em 25 de Dezembro de 2005, onde se diz que «aqui está o blog do clube de todos nós» e onde o Sr. Vasco Casimiro, entre tantos outros, é apresentado como contribuidor. Portanto, entendo ter feito uma crítica directa no blog do Ribatejano e nunca no blog do Sr. Vasco Casimiro.
E o que eu vi no blog do Ribatejano foi um vídeo titulado “ A Malta de Valada”, cuja edição é da Cartaxo TV (???).
Quando da entrevista ao Sr. Zé Isidro, o Sr. diz textualmente, eis “O Sr. Zé Isidro, excelso director e exímio cozinheiro do R.F.C.V.” e eu só tentei repor a verdade no sítio a que tem direito; directores existem vários e até admito que considere que o Zé Isidro seja o “excelso” director do Ribatejano (o altíssimo, o sublime, o excelente, o magnificente, o magnifico, o maravilhoso), até porque foi realmente com essa ideia que também fiquei no pouco tempo em que também faço parte da direcção do Ribatejano, como seu secretário, da qual apresentarei a minha demissão na próxima reunião, exactamente por ser adverso ao culto da personalidade, onde tal prática não se confina nele, e por outras razões que apresentarei em sede própria.
Reitero o que critiquei e a ideia que fica das suas palavras ao dizer “o exímio cozinheiro do RFCV” é de que efectivamente ele foi o único. Essa é a minha interpretação e a de qualquer outra pessoa que o leia.
Quanto ao Zé Russo, aproveito para lhe prestar aqui publicamente a minha mais que justa homenagem, pela sua dedicação ao clube, traduzida em muitas horas de trabalho, muitas as vezes em detrimento da sua vida pessoal. O Zé Russo é um verdadeiro e raro exemplo de entrega à causa. Terão havido, naturalmente, ao longo destes oitenta e cinco anos de existência da agremiação, muitas outras pessoas que deram o seu melhor, pelo que a mesma lhes deve estar agradecida e penso que as sucessivas direcções terão manifestado esse mesmo reconhecimento. E não me refiro necessariamente só aos elencos dos órgãos directivos, como também a todos quantos, de forma anónima, deram o seu contributo para a realização dos muitos empreendimentos, permitindo, desta forma, a sua continuidade e engrandecimento.
Quero salientar-lhe que não está em causa ou ter ou não filmado e entrevistado todas as pessoas que colaboraram na festa do RFCV, porque fez o que lhe apeteceu, idolatrou os seus ídolos e, na verdade, não é obrigado a conhecer todas as pessoas que colaboraram na festa, mas não deixou de manifestar falta de isenção para quem vem a terreiro intitular-se como “Repórter especial”.
E, para terminar, gostaria de deixar bem claras duas coisas:
- Os obrigados e os agradecimentos pela colaboração prestada nessa festa ou em qualquer outro evento, é liquido que não lhe incumbem a si mas sim à Direcção, pelo que o meu comentário nunca teria esse objectivo, logo deita por terra essa sua afirmação de que a minha visita foi em vão. Mas, deixe-me dizer-lhe que não ficaria nada mal à Direcção manifestar esse agradecimento e nem necessitaria de mencionar nomes.
- Quero que fique informado que sou sócio do Ribatejano há mais de 30 anos e com quotas sempre em dia, que estive sempre “presente” de cada vez que o Ribatejano necessitou de vários tipos de ajuda da minha parte e nunca tive o privilégio que o meu amigo Vasco teve, e dá-me a ideia de que repetidas vezes, de me banquetear à conta do clube, fosse qual fosse o cozinheiro. Nem o clube me deve nada, nem eu devo nada ao clube, mas não abdico como sócio no uso dos meus plenos direitos, de escrever para o BLOG DO RIBATEJANO, que é como tal entendo. A menos que me diga que o blog é seu, o que me permite perguntar-lhe se está autorizado, por esta ou qualquer outra direcção anterior, a utilizar o nome do Ribatejano Futebol Clube Valadense e a escrever em seu nome. É porque, a não ser assim, o mínimo que lhe posso dizer é que estamos perante um caso de uso indevido do nome e emblema do clube.

Com os meus cumprimentos.

Joaquim Claro

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro Sr. Joaquim Claro,

Sendo eu, um adepto da liberdade de expressão, nunca iria censurar os seus comentários. Longe de mim fazer tal coisa. E não entendo qual é a "coragem" de que fala porque para publicar a sua resposta basta premir um simples botão. Julgo que não será um acto de coragem, como refere.

Ainda bem que leu o que eu escrevi com "olhos de ver". No entanto, manifesta ainda algumas dúvidas que eu irei tentar esclarecer, se for possível.

O blog com o título de "Grandioso Ribatejano Futebol Clube Valadense", foi criado em 21 de Dezembro de 2005, por mim (Vasco Miguel Casimiro) para colocar algumas informações sobre o clube, as suas actividades e sobre a freguesia de Valada. Logo, no início, convidei os outros membros do blog, tornando-se este num blog colectivo em que cada um responde pelas notícias que escreve.
Eis a primeira notícia escrita por mim:
" o início do blog - RFCV - esse grande clube ribatejano

Boas vindas a todos os amantes, adeptos ferrenhos, sócios e simples simpatizantes desse magnifico clube que é o nosso Ribatejano Futebol Clube Valadense!!! Aqui está o blog do clube de todos nós! Agora é para começar a dinamizar isto ppl. Esta instituição tem algo de muito especial que, pessoalmente, nunca encontrei em mais nenhum clube onde joguei. Grupo de pessoas muito amigas e de fácil convivência que incutem este estado de espírito a todos os que lá entram pela primeira vez. Balneário muito forte e unido (jogadores, equipa técnica e dirigentes sem excepção) e uma claque feminina excelente que nos apoia incondicionalmente em todos os jogos :) Para se construir um grupo assim só com pessoas de qualidade, competentes e responsáveis na estrutura humana da instituição. Além de tudo isso existe uma vontade incrível por parte de todos de querer vencer e elevar bem alto o nome do Ribatejano e de Valada onde estes merecem estar.
Saudações deste humilde servo que joga por puro prazer e divertimento mas que ambiciona vencer pelo RFCV!!!"

Ora, em 26 de Dezembro de 2005, entende outro membro do blog, vir escrever:

"RFCV a inovar

Provando que o RFCV é um clube que se propõe fazer sempre algo mais do que o normal aqui surge agora o blog oficial, de que nos devemos todos - adeptos e simpatizantes, mas também habitantes de Valada -orgulhar.
O percurso tem sido difícil e as vozes para criticar são sempre mais do que os braços para ajudar, apesar das pessoas só terem uma boca e...dois braços, mas ainda assim vamos seguindo para a frente com o projecto propondo-nos ( e fazendo mesmo ) coisas diferentes. É verdade que o futebol apaixona mas o RFCV hoje não se resume a isso e dentro em breve serão conhecidas novas iniciativas para 2006 que talvez deixem surpresos alguns dos bota-abaixistas do costume. POR TODOS e não CONTRA TODOS eis o nosso lema."

Este membro, denominado por "Esquinho", era nesse tempo o Presidente da Direcção do RFCV, o meu amigo Hugo Claro. Como referi anteriormente, cada um é responsável pelo que escreve aqui. Logo, tire as conclusões que quiser. Mas o meu objectivo nunca foi de oficializar este blog como sendo do RFCV, para isso a sua manutenção passaria para alguém da direcção do clube.

O blog foi criado por mim mas não é "o blog do Vasco Casimiro", é de quem quiser publicar artigos relacionados com o RFCV.

Adiante.

Quanto ao vídeo:

As entrevistas e grande parte das filmagens são realizadas por mim. Quanto à edição do vídeo, esta é feita pelo proprietário da camera de filmar (que não sou eu), que é responsável pela Cartaxo TV. Logo, estes vídeos foram aproveitados para divulgar a festa de Valada no site CartaxoTV. O editor, como me pediu o favor de filmar partes da festa, entendeu que deveria fazer um agradecimento especial, em jeito de brincadeira, à minha pessoa enquanto repórter especial. Facto que eu achei piada sem contestar.

Quanto às minhas afirmações no vídeo e notícia, volto a dizer que:

Eu não referi que o sr. Zé Isidro era o único cozinheiro e director do RFCV e das suas festas. Apenas disse que o sr. Zé Isidro faz parte da direcção do RFCV e é, considerado por mim, um exímio cozinheiro, que já muitas vezes fez petiscos para os jogadores de futebol do RFCV (não sendo ele o único a fazê-lo).

Falei de segundas intenções porque, só por má fé, o senhor pode entender e interpretar que eu quis dizer que o sr. Zé Isidro foi o único cozinheiro da festa.
Obviamente que directores existem muitos, e também houve muitos cozinheiros e colaboradores das festas em Valada.
Agora, a título pessoal e por querer divulgar o nome do RFCV, eu falo, filmo e entrevisto quem quero e quem eu conheço melhor, ou por estar ligado mais ao futebol ou por outros motivos.
Certamente todos terão os seus méritos e deméritos, agora eu exalto e idolatro quem quero.
Outros contribuidores deste blog poderão a qualquer tempo, fazer as suas apreciações pessoais.

Sr. Joaquim, quanto ao sr. Zé Russo estamos os dois de acordo e em perfeita sintonia.

Realmente, sinto-me um "privilegiado"! Não pelos motivos que o sr. Joaquim referiu. Mas sim, por poder envergar a camisola listada amarela e preta do RFCV, com muito orgulho e dignidade, levando e elevando o nome do clube a vários pontos do distrito.

Importa dizer ainda que, eu escrevo em nome pessoal e não em nome do clube RFCV.

O facto de ser sócio dá-lhe todo o direito de escrever onde bem entender e quiser. Mas não lhe dá o direito de vir criticar quem tentou, de boa fé, divulgar o nome do clube e da freguesia de Valada.
Tenho tanto respeito pelos que são sócios há 1 dia como pelos 20 sócios mais antigos do RFCV, e ainda pelos não sócios (como eu) que dão sempre o máximo pelo grande Ribatejano Futebol Clube Valadense, sem exigir ou necessitar de agradecimentos.

Falo-lhe como contribuidor e criador deste blog, não como seu proprietário,
sinta-se sempre à vontade para comentar e escrever aqui.

Se o senhor quiser, não terei qualquer problema em explicar-lhe, pessoalmente, algumas dúvidas que ainda subsistam.

Cumprimentos

Vasco Miguel Casimiro

Unknown disse...

No fim de ler este comentarios aqui expostos pergunto: O que merece e onde estao os agradecimentos ao "Macol"?? que no RFCV ja anda a 15 anos e nunca exigiu nada ao clube, nem um obrigado, e entrega-se mais ao clube do que a propria familia, digo-vos eu que vejo isso bem de perto!!! e fico-me por aqui...

Iris Correia