Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

14ª jornada - 25 de Janeiro de 2009

Ereira - ISENTO

Vilanovense 2 - 0 Valada

Vale da Pinta 3 - 4 Alencalense

Tigres do Cartaxo 6 - 1 Lapa

Vale Paraíso 2 - 1 Granho




Pessoal, não vamos baixar a cabeça! Vamos trabalhar mais e melhor porque ainda podemos alcançar os nossos objectivos. A união deverá vir ao de cima nestes momentos difíceis. É nestes momentos que se vêem os bons grupos!

Vasco Casimiro


17 comentários:

João Wallace Costa disse...

Nesta jornada, pela lógica (se é que existe em futebol!!), os Tigres e o Vale Paraíso têm os jogos mais acessíveis, recebendo, respectivamente, Lapa e Granho, que ocupam os últimos lugares da Tabela.

No outros jogos, há muita coisa em jogo. Pelo que me é dado a perceber, no Domingo vai ser complicado jogar em Vila Nova de S. Pedro e em Vale da Pinta. Por muito bons que sejam os pelados, pela previsão e pelo que está a chover, vai ser complicado jogar-se bom futebol. O Vale Paraíso que o diga, pois foi jogar a Vila Nova com o tempo assim e não conseguiu praticar o seu bom futebol, saíndo vergado a uma pesada derrota.

O Ribatejano, tal como o Vilanovense, vai sentir dificuldades, pois tem jogadores bons tecnicamente, mas pode não se ambientar tão bem a um terreno pesado. Por seu turno, o Vilanovense, apesar de ter bons jogadores tecnicamente, faz uso da sua maior força para jogar melhor em campos mais pesados. Posso mesmo dizer que algumas vitórias mais folgadas do Vilanovense nos últimos anos foram conseguidas em condições muito adversas. Foi assim em S. Facundo há 5 anos, nas meias-finais (O Guéu deve lembra-se disso. Até marcou um golo. E que golo!!), há 3 anos nos Casais de Além e este ano com o Vale do Paraíso. Será que vai ser assim este Domingo? Pois que vença o melhor, que seja um jogo bem disputado, na medida do possível e que não haja lesões para os jogadores!

Outro jogo interessante será em Vale da Pinta, onde o Alencalense se desloca, moralizado com a vitória no "derby" da Freguesia de Vila Nova e procurando desforrar-se da derrota sofrida em casa na 1ª Volta. O vale da Pinta é uma equipa experiente e matreira, mas o Alencalense está melhor, jogou muito bem contra o Vilanovense e já com mais jogadores à disposição do técnico, e vai querer vencer para ultrapassar o Vale da Pinta na Classificação. Para mim, este é o jogo da jornada.

Cumprimentos

João Wallace Costa disse...

Esqueci-me de referir no meu anterior comentário que o Ribatejano Valadense também já conseguiu um excelente resultado fora de portas, em condições adversas. Foi em Casais de Além, por 3-2, jogo que presenciei :). Domingo promete ;)

Cumprimentos

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro João Pedro,

Excelente antevisão da próxima jornada.
Pessoalmente, espero que não chova no Domingo para que possamos assistir a um belo jogo de futebol em Vila Nova de S. Pedro.
Até domingo.

Cumprimentos

João Wallace Costa disse...

Vasco, eu também queria o mesmo, mas julgo que o mau tempo vai continuar. Esperemos que não. Mas o que já choveu... bem, vamos esperar que o terreno esteja bom para uma bela partida de futebol :) Até domingo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tenho pena que o meu Valada não esteja a ter resultados positivos, já o ano passado foi praticamente o mesmo! Deixo aqui um conselho à direcção, se não mudarem de treinador o nome da terra não se eleva muito mais do que isto. Saudacoes desportivas

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro anónimo,

Não podemos comparar os resultados da época passada com a actual, existem muitas diferenças como poderá constatar ao analisar resultados e classificações.

Estes últimos três jogos (3derrotas) não apagam o que fizemos antes: 10jogos, 7vitórias e 3 empates, 28golos marcados e 3 sofridos. No entanto, comprometem a qualificação para a 2ª fase.

Mas posso assegurar-lhe que não vamos baixar os braços, não vamos virar a cara à luta apenas porque estamos a passar uma má fase. É tempo de unir esforços e toda a equipa (jogadores, treinador, massagista e dirigentes) está empenhada em ultrapassar este momento menos bom. É nestes momentos que todo o apoio faz sentido.

Cumprimentos

João Wallace Costa disse...

Tudo se conjugava para que fosse uma bela partida futebol. Até o pelado, quando o jogo começou, não estava nada mau, para a chuva que havia caído nos dias anteriores.

Mas aquela chuvada aos 5', acompanhada de forte vento, durante 15 a 20 minutos, veio alagar quase por completo o campo de Vila Nova.

Quero realçar a bravura de todos os jogadores de ambas as equipas, bem como a equipa de arbitragem, que, mesmo em condições adversas, souberam proporcionar um jogo bem disputado (não confundir com bem jogado!), que, mesmo com algumas jogadas aos repelões, houve outras de bom recorte técnico.

Num jogo sem casos de arbitragem, o que se saúda, veio ao de cima o físico dos jogadores do Vilanovense, um pouco à semelhança do que já havia escrito, aquando da antevisão da jornada. O Vilanovense dá-se bem que este tipo de terreno e, na 2ª parte, entrou com outra disposição de chegar ao golo.

A grande diferença deste para os outros jogos está na eficácia da concretização. Se nos outros jogos, o Vilanovense esgrimia jogadas de golo certo e não concretizava, nesta teve 4 soberanas oportunidades: duas concretizadas (Calado, aos 60', e Tó Miguel aos 80') e outras duas falhadas, com amplo mérito para o guarda-redes do Ribatejano.

Não sei se houve alguma ansiedade por parte dos jogadores do Ribatejano Valadense, ansiedade essa legítima, se foi o caso, até porque dava mesmo jeito vencer este jogo para dar uma sapatada nos maus resultados. Não o conseguiu, mas volto a frisar que têm um bom plantel, uma equipa que sabe jogar, alguns jogadores muito bons tecnicamente e tenho a certeza que o Ribatejano vai dar a volta por cima.

Quanto ao Vilanovense, resta fazer o que falta do campeonato com brio, respeitando a colectividade e tentando vencer os jogos.

Mais uma vez os meus parabéns às 3 equipas que evoluiram em Vila Nova. Quem foi assistir, mesmo em condições adversas, não deu por mau empregue esse tempo.

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro João Pedro,

Quero apenas acrescentar um ou dois factos à tua correcta análise do jogo.

Não esquecer que além de chuva e forte vento, caiu "pedra" no domingo e as duas equipas demonstraram vontade e bravura ao querer continuar o jogo. O árbitro bem queria parar o jogo mas prontamente viu as duas equipas negarem o seu pedido :)

O Vilanovense soube sofrer quando necessitou e depois foi eficaz nas oportunidades que dispôs. De referir que o Ribatejano teve algumas oportunidades claras de golo que não se concretizaram, ora porque o "Cura" defendia, ora porque os nossos jogadores falhavam o último toque para a baliza.

Mas tenho esperança e acredito que vamos dar a volta a esta situação menos boa. E o Vilanovense ainda vai dar-nos uma ajuda ao vencer no campo do Vale do Paraíso :) certo João? ;)

Cumprimentos

Anónimo disse...

passam tigres e vale paraiso a fase seguinte...

teem um resto d campeonato mais facil...

João Wallace Costa disse...

Bem gostava disso Vasco, que o Vilanovense fosse vencer a Vale do Paraíso. Ainda ninguém lá ganhou, mas tenho esperanças que o Vilanovense seja o 1º a fazê-lo :). Até porque seria engraçado o Vilanovense tirar de uma forma para depois dar na outra...rsrsrs.

Mas eles devem ter o 6-1 engasgado...rsrsrs e devem querer rectificar esse mau resultado. Vamos ver Vasco. Até porque o jogo é ao Sábadoe se estivesse a chover até era melhor, não era? rsrsrs

Cumprimentos

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro João Pedro,

Eu espero que o Vila Nova consiga lá um bom resultado. Sei que é difícil porque o Vale do Paraíso tem estado muito forte nos jogos em casa. Pode ser que a chuva ajude o Vilanovense ;)

Abraço

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro anónimo,

Respeito a sua opinião. No entanto, não acho que o Vale do Paraíso tenha jogos fáceis até ao final. Ainda tem que jogar em Vale da Pinta e no Cartaxo e recebe o Vilanovense. O Vale da Pinta e o Alencalense ainda têm esperanças.
Ainda está tudo em aberto!

Cumprimentos

VanessaBrás disse...

Olaaa a todos os leitores do blog, peço desculpa pla ausencia das minhas habituais crónicas relativas a cada jogo .. mas via de estudante nem sempre é fáçil e cm os exames a decorrerem o tempo é pouco para tanta coisa.. epor isso peço desclpa de nao ter vindo escrever as minhas crónicas.. assim q passar esta fase de exames prometo que regresso as crónicas do jogo ...
Mas de referir que apesar de nao vir aqui escrever nao deixo de acompanhar todos os jogos .. Sim porque o apoio da Claque também Conta.. não somos muitas, mas certamente que somos as melhores =)
Alás estamos sempre com RFCV quer nos bons quer nos maus momentos :) bor lá maltinhaaaaa vamos dar um pontapé aos maus resultados e q regressemos novamente as vitórias:) tenho a certeza que vão continuar a dar o vosso melhor e no que depender de todos vão conseguir dar a volta por cima a este mau momento:)
Durinho Maltinha, não facilita :)


VALADA, VALADA, VALADA!!!!

futebolparaiso disse...

Acho que a última jornada vai decidir tudo no que diz respeito ao apuramento do ADR, isto partindo do principio que não chove no jogo em casa com o Vilanovense.

;)

Cumps

João Wallace Costa disse...

«isto partindo do principio que não chove no jogo em casa com o Vilanovense.»

Bela tirada esta. Por incrível que possa parecer, este pode ser um facto importante ;))). Veja o caso desta última jornada, em que durante o jogo não choveu e o que aconteceu? Derrota do Vilanovense no terreno da Lapa. ;)

Vasco Miguel Casimiro disse...

Caro João Pedro,

Realmente, já parece que o Vilanovense só vence quando chove :) então que se passou no jogo?

Cumprimentos

João Wallace Costa disse...

Realmente só choveu um pouco a cerca de 2 minutos do final :). Assim era difícil vencer :))). O que se passou é mais do mesmo, ocasiões para marcar mas por este ou aquele pormenor as bolas não entram. Destaco uma bola à barra e outra em que o avançado, só com o guarda-redes pela frente faz um autêntico passe. A Lapa aproveitou 2 desatenções da nossa defesa e facturou.

O que realmente se passa é que o Vilanovense consegue gizar várias jogadas de perigo e consequentes oportunidades de golo, mas elas não condizem, nem de perto nem de longe com os resultados. Exceptuando o jogo com Vale Paraíso e o jogo com Valada, ambos em casa, onde houve uma percentagem elevada de oportunidades concretizadas, nos outros jogos, bem que esses golos fizeram muita falta :)

Foi uma vitória que se pode considerar justa da Lapa, pois soube aproveitar as oportunidades de que dispôs ( e ainda desperdiçou uma grande penalidade), ao invés do Vilanovense que, na maior parte do jogo, demonstrou estar um pouco adormecido, não conseguindo "prolongar" a boa exibição que tinha feito há 8 dias em casa frente ao Ribatejano.

Quanto ao árbitro, algumas situações, no mínimo anedóticas. Para quem não viu o jogo, dizer que o Vilanovense teve 5 cartões amarelos é pensar que os respectivos jogadores jogaram muitas vezes à margem da lei, o que não é o caso. Simplesmente, o árbitro complicou o que estava a ser fácil, tornou-se aqui e acolá algo prepotente para com os jogadores do Vilanovense e desatou a dar cartões "por dá cá esta palha", quando a maioria não se justificava.

Começou o jogo com 15 minutos de atraso. Era vê-lo a contar os elementos da segurança. Se não tivesse no mínimo 6 não começava o jogo. Depois fez um intervalo de 20 minutos. Mais uma vez, antes de recomeçar, lá estava ele a contar os da segurança. E se não tivesse 8, nem sequer recomeçava o jogo. Foi mesmo anedótico.

Ah, quase me esquecia, o árbitro foi o mesmo do célebre Vale da Pedra-Valada, aquele que deu "molho", aquele que fez com que Vale da Pedra ficasse 1 ano de fora do Inatel. Já estão a perceber porquê não é? Quando um árbitro, que se quer no mínimo passar despercebido durante um jogo, querer ser a "vedeta" do jogo, pode trazer consequências!