Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

segunda-feira, 16 de março de 2009

O RFCV na Rota das Freguesias - jornal O Ribatejo

Escola Rui Águas no Valadense

O Ribatejano Futebol Clube Valadense comemora este ano o seu 86º aniversário. O Clube tem uma equipa a participar há dezenas de anos no campeonato distrital do INATEL, tendo sido campeã nas épocas 91/92 e 93/94. Este ano acaba de passar à segunda fase, integrando o Grupo B com três equipas do concelho de Abrantes: Alvega, Arreciadas e Rio de Moinho. Em 1996, o Ribatejano FC Valadense foi o primeiro clube do concelho do Cartaxo a ter um campo de futebol relvado e um dos primeiros do distrito, graças à generosidade e empenhamento da população da freguesia. O relvado foi recentemente substituído, obra que segundo o presidente da direcção Rogério Mendonça só foi possível com as boas vontades de um grupo de amigos do clube, e que permitirá que Valada volte a receber as finais do campeonato do INATEL, embora sejam necessárias algumas obras de manutenção nas infra-estruturas de apoio do campo. O clube da aldeia possui um campo que faz inveja a muitas cidades da região, graças ao trabalho e à carolice de alguns sócios. As excelentes condições do campo constituíram um atractivo para que o ex-internacional português Rui Águas tenha escolhido escolheu o campo do Ribatejano Futebol Clube Valadense para a instalação da sua escola de futebol, inaugurada oficialmente a 20 de Dezembro. Valada do Ribatejo tornou-se, assim, o 5º pólo de formação da Escola de Futebol Rui Águas, que assinala este ano o seu 14º aniversário, sendo a mais antiga do país.

A ideia de lançar um pólo em Valada deveu-se ao conhecimento que Rui Águas tinha das condições do local, onde fez campos de férias, e ao acolhimento recebido pelos responsáveis do Ribatejano Futebol Clube Valadense, no sentido de poder criar aqui uma escola de futebol. A formação é o grande objectivo da Escola, sobretudo numa região onde não existem projectos desta natureza. Com cerca de 30 jovens praticantes, a escola aceita miúdos a partir dos três anos de idade, até aos 14 anos, que são treinados por técnicos recrutados na região e que trabalham de acordo com as directivas definidas por Rui Águas.

Presidente da direcção há 3 anos, Rogério Mendonça afirma ter conseguido arrumar a casa. A preocupação do presidente do clube vai para a necessidade de fazer obras na sede social do clube, de forma a proporcionar um espaço de encontro e convívio para os cerca de 200 sócios do clube. A sede deverá ser partilhada com a Junta de freguesia que poderá vir a adquirir parte do edifício do clube para a instalação de um espaço cultural.

in O Ribatejo
Existe uma imprecisão na notícia: o RFCV só em 93/94 foi campeão distrital do Inatel. Noutras épocas, incluindo 91/92, foi campeão de série.

Sem comentários: