Caros sócios, simpatizantes e amigos do Ribatejano Futebol Clube Valadense, lanço o apelo para quem quiser ser colaborador deste blog que envie o seu e-mail e nome para vascocas@gmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Associativismo... Que futuro???

Estamos em pleno Século XXI. A evolução é uma realidade. Numa altura que tanto se fala em crise, em que o aumento do desemprego é uma realidade, em que o poder de compra diminui, ainda se pode afirmar que as condições das familias,num âmbito geral estão melhores. Tenho a perfeita noção que existem familias com imensas dificuldades, que um emprego estável é cada vez mais uma raridade.




Apesar da actual situação, o nível das familias melhorou.

Actualmente, as nossas habitações estão equipadas com tudo o que as pessoas necessitam,e de certa forma até em excesso. As comodidades das habitações melhoraram significativamente. Poucas são as familias que não têm mais que um televisor, um aquecedor, uma máquina de café, um automóvel,e outras coisas mais...

Cada vez a comodidade é maior nas habitações, o que origina a que as pessoas prefiram o conforto do seu lar em detrimento de uma saída á rua para ter uma conversa com os amigos nos cafés ou Associações.

Hoje em dia, quando passo junto do edificio da sede do Ribatejano, corre-me a lágrima no olho. Aquelas paredes deviam de falar, contar aos mais jovens que não tiveram oportunidade de desfrutar umas noites bem passadas dentro daquele edificio. Será que se ela tivesse condições para funcionar, que voltava a ser tão frequentada como antigamente??

Infelizmente duvido muito que isso volte a acontecer, mas a vontade de tentar é enorme.

As mesas enchiam-se de pessoal a jogar ás cartas, ao dóminó´, ás damas.....

A mesa de ténis de mesa (ping pong) estava sempre ocupada, assim como a mesa de snoker(chegaram a ser três), e por vezes não chegavam.

As belas noites de sexta feira com o jogo do bingo. As belas matinés. E mais não vou recordar. Quem teve o prazer de desfrutar daquele espaço sabe bem o quanto custa de o ver assim.

Actualmente não existe um espaço associativo em Valada,que possa proporcionar momentos de lazer ás pessoas.

Os tempos são dificeis, mas o mais dificil é fazer obra sem fundos e sem apoios. É mais fácil criticar o que os outros fazem ou não fazem, do que tentar dar o seu apoio. É verdade que vivemos em Democracia, que temos direito á liberdade de expressão. Mas desculpem-me a minha sinceridade. Se todos colaborassem tanto como criticam, tudo seria feito fácilmente.

Sou um grande defensor do Associativismo. Não o deixem acabar. Colaborem. Não sejam apenas simples criticos.

É dificil melhorar e até manter as condições quando só se critica e nada se faz. Nem que seja só com a sua presença nas diversas actividades que se realizam.

Não levem a mal, mas o mais dificil é não ser comodista,é fazer algo de util em vez de criticar.

NÃO DEIXEM MORRER O ASSOCIATIVISMO.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tarde mas, subscrevo totalmente.
Luis Silva